CBN - Podcast

Análise das novidades dos cenários econômicos brasileiro e mundial. De segunda a sexta.
  1. Mercado financeiro não está tratando julgamento de Lula como o fim do mundo

    Analistas econômicos acreditam que Lula será condenado. Se isso acontecer, o mercado financeiro não terá grandes alterações. Mas, se Lula for absolvido, o dólar dispara e a Bolsa cai.
  2. Apesar de previsão de crescimento, Brasil precisa enfrentar rombo das contas públicas

    Relatório divulgado ontem pelo FMI vai na direção das informações do governo federal, que estimam que a economia brasileira cresceu cerca de 1% no ano passado, e deve crescer ainda mais em 2018. No entanto, as contas públicas e o resultado das eleições presidenciais representam um risco, uma vez que pode ser eleito um candidato que não esteja comprometido com a aprovação da reforma da Previdência e em manter as mudanças trabalhistas.
  3. Ambiente da economia não se alterou com expectativa de julgamento de Lula

    Os indicadores exprimem o sentimento vigente nos meios econômicos. A reação é imediata. Isso acontece porque o mercado acredita na condenação de Lula.
  4. Absolvição de Lula pode causar impactos no cenário econômico

    Entendimento geral do mercado é que o ex-presidente será condenado em 2ª instância e, por isso, preço do dólar e bolsa de valores não têm sofrido grandes alterações. Como os economistas costumam dizer, a condenação do petista ‘já está no preço’.
  5. Governo Temer manteve loteamento político da Caixa

    Os partidos que querem continuar indicando nomes para diretoria da Caixa Econômica Federal são os mesmos que atuavam nos governos Lula e Dilma. Nomeação política causou má gestão e corrupção, que culminaram na crise da instituição.